História da Câmara

Turismo

Guarantã do Norte respeita seus recursos naturais com desenvolvimento sustentável, por isso as inúmeras riquezas naturais são preservadas. Para quem gosta de aventuras, os rios, cachoeiras e corredeiras com águas cristalinas são convite irrecusável, sem contar a pesca esportiva que tem como principal troféu dentre muitas espécies de peixes a matrinxã, o município abriga um sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem pesquisas e explorações históricas. O ecossistema local é bastante diversificado tanto na fauna quanto na flora.

O patrimônio ambiental é sem dúvida a maior riqueza que o município possui. Além de áreas de floresta Amazônica, o município conta com diversos pontos a serem visitados pelos turistas, como é o caso das cachoeiras, represas, pinturas rupestres, praias, etc. Na região da Serra do Cachimbo, Vale do XV e na divisa com o Estado do Pará, podem ser encontradas muitas belezas como é o caso das cachoeiras Três Quedas e Bonita.

Na Linha 38 temos as pinturas rupestres e a Cachoeira do Nilton, entretanto a falta de estrutura para acesso decepciona alguns turistas. Porem, as belezas das quedas d’água proporcionam ótimos momentos de lazer. A cachoeirinha é uma boa opção também, Localizada a apenas 18 Km da cidade, possui um fácil acesso e reserva boas emoções.

Dentre todas as opções, a Cachoeira do Arco Iris é uma das mais bonitas. No entanto, por decisão do “proprietário” da área, esse local está indisponível para visitas, privando toda a população de desfrutar de mais um presente da natureza.

Alem das opções mostradas, Guarantã do Norte ainda dispõe de outras opções como o Clube Paraíso, no rio Braço Sul, a Praia do Sol no rio Braço Norte e muitos outros que podem proporcionar um bom lazer. Alem disso, a Cidade está localizada próxima ao Parque Estadual Cristalino, que proporciona outra opção de visita. No entanto, a estrutura de todos esses lugares ainda deixam a desejar, Faltam guias turísticos. No campo da hotelaria, Guarantã do Norte conta com uma boa rede de Hotéis que podem proporcionar um ótimo conforto aos visitantes. Conta também com uma boa quantidade de restaurantes e lanchonetes. Dentre os eventos que se destacam no intuito de atrair os turistas, pode-se citar o Festival de Pesca que acontece anualmente no rio Braço Norte, nas proximidades do Balneário Strege e que já é sinônimo de sucesso.

Pontos Turísticos:

Dentre os diversos pontos turísticos de Guarantã do Norte, destacam-se:

Balneário Streg: É o local onde as famílias escolhem para passar os finais de semana, o local é bem estruturada com churrasqueiras, Tendas, e também tem um restaurante para aqueles que não queira levar comida.

Rio Braço Norte: O Rio braço norte faz dele um verdadeiro manancial de água doce, varios locais turisticos só é possivel pela existência do mesmo, além de ser o principal rio da cidade é também oque abastece com suas águas a população

Cachoeira três Quedas: A cachoeira três quedas, está em divisa com Guarantã do Norte e Serra do Cachimbo no PÁ a cachoeira é um dos principais pontos turísticos da região do vale do 15 no município.

Praça da Cultura: A praça da cultura, é um local onde os principais eventos acontecem Shows, Torneios, Gincanas, sendo a maior e mais bela praça da cidade, nos finais de semana Jovens de todos os Bairros se reúnem em rodas de amigos, para tomar Tereré bebida tipica do estado Mato-grossense

Compartilhe esta página!